Museu Xingu

 

captura2

O Museu Xingu é uma exposição permanente de artelfatos indígenas, legado singular dos Irmãos Villas-Bôas que integraram por mais de 30 anos a Expedição Roncador-Xingu e documentaram a presença histórica das nações indígenas do Brasil.

Ampliando o conceito da coleção, que até 2010 chamavá-se Sala Xingu e ficava no Espaço Cultural Yágizi, o Museu abrigado na Casa Amarela, desde 2012, tem como proposta levar esse patrimônio de importância histórica e cultural a um público maior.

São cerca de 150 peças adquiridas do próprio Orlando Villas Bôas, ainda nos anos 70. Instrumentos e objetos de vários usos – confeccionadas com fibras, penas, argila, madeira e decoradas com urucum e jenipapo. “A grande panela Kamulüpe dos Waurá é uma de nossas raridades, mas a panela preferida de Orlando era a Tsak-Tsak, que cozinha à vapor. Ele até pediu para alguns ceramistas paulistas copiá-la, mas foi em vão a investida.”, conta Maria Paula Almeida, curadora da exposição.

Segundo Heráclio Silva, que coordenou o Espaço Cultural da Casa Amarela, “O interessante é a presença constante dos índios, que acabam enriquecendo a proposta inicial de conservação e atuando como parceiros, contando suas histórias, participando e provendo o museu de materiais que consideram importantes. E ainda contam com a loja de comércio justo, PONTO SOLIDÁRIO, também na Casa, para comercializar seus produtos atuais. Podemos dizer que somos um museu vivo.”

Acesso ao Museu Virtual clique aqui

 

guia de visitacao2

 Os guias abaixo foram feitos para a visitação presencial ao Museu em 4 idiomas:
português, inglês, francês e japonês. 

Guia de Visitação ao Museu Xingu  –  Visitor’s Guide to the Xingu Museum  –  Guide de visite du Musée Xingu  –  シングー先住民族博物館の観覧ガイド

E nada impede que sejam utilizados também na visitação virtual.

Abaixo, acesse o guia na língua desejada.

 foto guia brasil   foto guia eua   foto guia france   foto guia japan

 

arteeducativo2

cartlha

projeto2

As atualizações aqui, no site apresentadas, nesse ano de 2021, foram realizadas graças à contemplação do projeto Museu Xingu na Lei Aldir Blanc do Proac de fomento a Museus.

Projeto: Museu Xingu

Lei: PROAC Expresso LAB2020 Edital 44 

Proponente: Casa Amarela, Arte Sociedade e Meio Ambiente Ltda

Equipe do Projeto:

Camila Tarifa, Gustavo Saulle, Luiza Burleigh, Maria Paula de Almeida, Ricardo Young Silva e Victor Fisch

Visitação Virtual e fotos 3D:

Camila Marques,  Vila 360

Versores do Guia de Visitação: 

Carlos Malferarri, Adélaîde Caillaud, Juliana Valverde

e nos bastidores:

Idália de Almeida, Ana Fisch, Thomas Freier e Mayawari Mehinaku

_______________________________________________________________________________________________________________________________________      regua cor