Inauguração do Museu Xingu Virtual

Escrito por Maria Paula em . Publicado em A Casa

inauguracao do museu xingu virtual 

Inauguração do Museu Xingu 

Em 19 de abril de 2021, dia dos povos originários de nossa terra, Brasil,  é inaugurado às 19h o Museu Xingu Virtual, poucos dias após o Parque Indígena do Xingu completar 60 anos. Fundado em 14 de abril de 1961, hoje habitam no parque 16 etnias com aspectos culturais hetereogêneos. E muitas lutas ainda são travadas, desde políticas e reivindicações de autonomia de lideranças indígenas à ocupações indevidas e devastações ambientais, intensificadas nos últimos dois anos.

O Museu Xingu Virtual possibilta uma passeio ao museu e o conhecimento dos artefatos coletados entre os anos de 40 a 60 pelos irmãos Villas-Bôas durante a expedição Rocandor-Xingu e pós anos 60, introduzidos por doadores e pelos próprios Xinguanos, enriquecendo ainda mais o Museu.

Vários videos e explicações das peças podem ser visualizadas durante a visitação virtual, nos pins, îcones que aparecem nas peças, identificadas com "i ", de informação ou "v", de vídeo. E para complementar ainda mais a visitação ao Museu é possivel visualizar também o guia de visitação monitorada ao Museu Xingu nas versões: portugues, inglês, francês e japonês.

E ainda mais um material está disponibilizado a Cartilha Arte Educativa do Museu Xingu para professores, pais e interessados em geral, com 10 atividades educativas propostas. 

Todo material aqui disponiblizado só foi possivel de ser realizado pela contemplação do Projeto "Museu Xingu" no incentivo da Lei: PROAC Expresso LAB2020 Edital 44.

Bem Vindos ao Museu Xingu Virtual!